CASAMENTO CIVIL OU RELIGIOSO: QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS?
Quando um casal decide se casar, eles têm uma escolha muito importante a fazer; cerimônia com rito civil ou religioso?
Aqueles que decidem se casar na Igreja fazem isso por um ato de fé, porque eles querem que Deus seja uma testemunha de seu amor.
Pelo contrário, quem não escolhe, por razões diferentes, o casamento religioso casa com o rito civil, uma cerimônia que não necessariamente ocorre no cartório?
Muitas vezes eles nos perguntam qual é a música certa para uma cerimônia religiosa. É essencial escolher a música certa, pois ela o acompanhará em um dos momentos mais emocionantes da sua vida, o de dizer “sim” para seu grande amor.
Então, quais são as diferenças entre o casamento civil e religioso?
Do ponto de vista dos efeitos jurídicos, não existem diferenças. O discurso, no entanto, muda com o fim da relação, uma vez que as consequências do divórcio e da anulação religiosa, os dois instrumentos que põem fim ao casamento civil e religioso, são diferentes.
Vemos em detalhes o que muda entre aqueles que se casam na Igreja e aqueles que, em vez disso, decidir fazê-lo no município usando o rito civil.
O casamento civil: o que diz o nosso sistema, o matrimônio civil está sujeito apenas às normas do Código Civil e às leis especiais.